As mazelas causadas pela desigualdade social, como a pobreza, o abandono e a exclusão são velhos problemas que precisam de um novo olhar. Os alunos do 7º ano do CEEVA receberam a missão de usar a criatividade e pensar finais diferentes para os dramas dessa realidade.
A professora de redação, Kellen Sampaio, apresentou à turma duas obras literárias como base para a reflexão. “A menina dos fósforos” conta a história de uma garotinha pobre que vendia fósforos nas ruas a mando de seus pais.
Ela não pode voltar para casa de mãos vazias e acaba sendo consumida pelo frio. Em “Malala, a menina que queria ir para a escola” os estudantes conheceram a trajetória de Malala Yousafzai que, com apenas 21 anos, tornou-se a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz e quase perdeu a vida pelo direito à educação, um exemplo vivo de superação, força de vontade e coragem. Os alunos recriaram um novo final para as narrativas, apresentando soluções e entendendo que a criatividade e o esforço podem transformar a realidade. “A atividade convidou os jovens a pensar soluções para essas questões que geram sofrimento e impedem o avanço da humanidade, mas de uma forma lúdica e positiva e inspiradora”, explica Kellen.
Todos os trabalhos podem ser lidos clicando aqui.