O ano de vestibular, por si só, não é nada fácil. Conciliar estudos e rotina requer muita organização. Para ajudar os estudantes concluintes, o CEEVA separou o passo a passo para criar um plano de estudos eficiente que podem auxiliar na dinâmica de estudos para o ENEM.

Montando um Plano de Estudos:

Baixe aqui o nosso modelo de cronograma e vamos começar!

1. Organize sua rotina

Estudar para a escola, exercícios, diversão, almoço… tudo isso deve estar no seu cronograma como rotina fixa e horários estabelecidos.

2. Separe momentos para cuidar de você

Isso mesmo, antes de definir seus horários de estudo, separe os momentos em que você vai cuidar de si, do corpo e da mente. Seja vendo seriados, cozinhando, meditando…

3. Saiba que acontecerão imprevistos

Mesmo definindo toda a rotina de lazer, autocuidado e estudos, algo imprevisível pode acontecer. Saiba o que pode ser flexibilizado, caso algo aconteça fora do planejamento

4. Defina seus horários de estudo

Agora que você definiu seus horários livres, separe os períodos que você quer dedicar para estudar.

5. Organize os conteúdos

Faça uma lista de afinidade das disciplinas de modo que vá das matérias que você tem maior dificuldade até as de menor dificuldade. Para as que você tem mais dificuldade, planeje um período maior de estudos; para as de menor dificuldade, programe um período menor.

Todos tem períodos de maior produtividade. Coloque neles as matérias mais difíceis, isso vai facilitar na aprendizagem. As matérias que você mais gosta coloque nos seus períodos de menor produtividade como, por exemplo, as primeiras horas do dia.

6. Especifique o que estudar

Detalhe exatamente o quê você vai fazer. Por exemplo: assistir 10 videoaulas de História, fazer um fichamento e praticar questões do conteúdo.

Especifique os números de exercícios e a quantidade de conteúdos que vai estudar de cada matéria. Exemplo: “Geografia: ver dois vídeos de Geopolítica atual e fazer 30 exercícios”.

7. Varie as atividades relacionadas aos conteúdos

Por vezes, acontece de não estarmos dispostos a estudar de maneira convencional. Vale a pena apostar em ler e assistir jornais, ver documentários e filmes sobre os temas e, até mesmo, jogar videogames que abordem o conteúdo.

8. Altere seu cronograma semanalmente

Separe um dia da semana para organizar a semana seguinte. Vale separar o que não deu certo, os conteúdos que ficaram para trás e fazer ajustes.