Para engajar os estudantes nos processos de ensino e aprendizagem, as aulas do novo Ensino Médio, definido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contam com propostas dinâmicas que aliam o ensino teórico ao prático. Em uma aula do itinerário de Física, os jovens da série 1ª série foram desafiados a projetar e construir pontes, em equipes, a partir de um material bem inusitado para isso, o macarrão.

Explorando o universo da Engenharia, a proposta é que a ponte seja capaz de sustentar uma carga. Ao final da experiência, haverá uma equipe vencedora, aquela cuja obra conseguir sustentar a maior carga. Além de possibilitar a construção de saberes físicos e matemáticos, a atividade também trabalha habilidades socioemocionais, como colaboração, criatividade, paciência e trabalho em grupo, e valores humanos. Os grupos combinaram de doar a mesma quantidade de macarrão usada nos experimentos para os mais necessitados, exercitando seus deveres como cidadão e as virtudes cristãs da caridade e solidariedade